A internet hoje é o ponto de partida de decisões de compra de produtos e serviços. Segundo a Salesforce, 72% dos compradores pesquisam um produto desejado usando canais digitais. E este número que só tende a aumentar.
Por isso, este é o ambiente ideal para uma empresa divulgar sua marca com um alcance que nenhum outro meio de comunicação possui.
Sendo assim, o seu site é local por onde mais vai atrair clientes e para este ser eficaz é importante ter uma estratégia de marketing digital. Confira as principais dicas para aumentar as vendas através de seu site:
1 – Otimização de sites (SEO)
Atrair visitas para seu site para estabelecer contato com potenciais consumidores e tentar transformá-los em clientes é o principal objetivo do marketing digital.
Para que seu site tenha um bom resultado é preciso que este esteja otimizado para os mecanismos de busca, principalmente o Google.
O primeiro passo para fazer sua empresa aparecer em destaque no Google é fazer a otimização do site, que já deve ser projetado e estruturado para estar em acordo com os mecanismos de pesquisa.
Não basta somente ter um site, ele já precisa desde o início ser programado da forma adequada, com palavras-chave ideais, caso contrário suas ações não serão tão efetivas.
Seu site é como uma agulha no palheiro em meio a tantos concorrentes na internet e se ele não for programado da forma adequada pode nem aparecer no buscador.
A responsividade também é importante, ou seja, o site tem que ser adaptado para os dispositivos móveis, pois o Google dá prioridade para endereços que possam ser acessados por celulares e tablets.
Confira também: 8 dicas de como conseguir mais leads para seu site
2- Marketing de conteúdo
Com um site bem estruturado é possível traçar estratégias para que este seja encontrado nas buscas dos potenciais consumidores.
Além do conteúdo estático, com as informações sobre a empresa, produtos e contatos, o site precisa ter um conteúdo dinâmico, aquele que é atualizado regularmente.
Uma estratégia para sempre estar inserindo novas informações em seu site e aumentar suas chances de ser encontrado no Google é o marketing de conteúdo.
Com o marketing de conteúdo você faz crescer sua rede de contatos por meio da criação de conteúdo relevante, publicado no blog dentro do site, que envolve esse público e cria uma percepção positiva da sua marca, gerando, por consequência, mais negócios.
O marketing de conteúdo atrai vários leads ao mesmo tempo, e não somente de quem está diretamente buscando informações sobre um produto ou serviço específico.
Potenciais consumidores se interessam por temas relacionados ao seu negócio e podem futuramente tomar decisões de compra.
Segundo a Content Trends, maior pesquisa sobre marketing de conteúdo do país, 71% das empresas brasileiras já adotam essa metodologia na sua estratégia de aquisição de clientes. Entretanto, 61,8% das que ainda não utilizam pretendem adotá-la em breve.
As empresas que adotam a estratégia recebem até 2,2 vezes mais visitas e geram 3,2 vezes mais oportunidades de negócio.
Saiba mais em Por que investir em estratégias de marketing de conteúdo?
3- Google Ads
Uma forma mais direta e rápida de obter tráfego em seu site é através do anúncio no Google. Com o Google Ads é possível alcançar resultados mais diretos. Isso porque sua empresa vai aparecer na primeira página em buscas sobre informações, produtos ou serviços.
Isso é muito relevante já que a maioria dos usuários da Internet não passa da primeira página de resultados quando buscam sobre algum assunto.
Entretanto, vale ressaltar que o Google Ads não anula a importância do tráfego orgânico através do marketing de conteúdo, porque este traz credibilidade à sua empresa, fideliza clientes e o prepara para a compra.
O ideal é unir as duas formas de divulgação para resultados mais efetivos a curto, médio e longo prazo, atraindo o cliente de diversas maneiras e com perfis de consumo diversos.
Veja mais dicas em Como anunciar sua empresa no Google e trazer clientes para seu negócio
4- Social Ads
As redes sociais são grandes canais de divulgação e fidelização de clientes. Através de redes como Facebook e Instagram, é possível divulgar conteúdos sobre os produtos e serviços de uma marca, além de informações institucionais e dicas diversas. Assim, estará atraindo este usuário para seu site.
Porém, há muitas empresas nas redes sociais e apenas uma pequena porcentagem de seguidores vai ver suas postagens.
Uma alternativa eficaz é investir em anúncios também nas redes sociais para diversificar a forma de atrair seu potencial cliente.
O Social Ads traz inúmeras vantagens porque, além do impulsionamento das postagens, é possível selecionar o público que deseja atingir.
O conteúdo é entregue inclusive para quem ainda não é seguidor de sua página, sendo também uma estratégia para prospectar novos contatos.
Você fideliza seus seguidores e clientes, divulga novidades para os mesmos e atrai novos possíveis clientes. Outra vantagem é poder definir quanto quer investir e adaptar ao seu orçamento.
Leia também: Tenha mais resultados com Social Ads
5- E-mail Marketing
O e-mail marketing é um dos meios de comunicação mais efetivos, pois atinge um número maior de pessoas, já que nem todos os potenciais clientes estão nas redes sociais ou são leitores assíduos de sites e blogs.
Contudo, praticamente todos têm um endereço de e-mail. O número de usuários ainda tende a crescer.
A estimativa é que até o final de 2019, segundo o site Statista, um terço da população mundial, ou seja, quase 3 bilhões de pessoas, utilizem essa ferramenta.
E a maioria destes usuários- 95,9%, segundo indicam pesquisas, conferem a caixa de entrada diariamente.
As ferramentas de envio de e-mail marketing possibilitam a segmentação para que seja possível enviar materiais para públicos específicos, o que amplia a taxa de conversão.
Outra vantagem é que as campanhas de e-mail marketing oferecem a opção de cancelamento de recebimento, sendo menos invasivo.
O público se sente respeitado em sua escolha, o que também acaba funcionando como um termômetro do interesse nas formas de comunicação da empresa.
Confira mais vantagens do e-mail marketing em E-mail marketing ainda vale a pena como meio de comunicação e vendas?
Deixe um comentário