Ferramenta traz uma análise da performance de seu site através de relatórios que permitem mensurar seus resultados
Uma das principais características e vantagens do marketing digital é possibilidade de mensurar os resultados.
Uma dessas plataformas de medição é o Google Analytics. A ferramenta, que é disponibilizada gratuitamente pelo Google, permite uma análise da performance de seu site.
O Google Analytics coleta informações das visitas dos usuários de seu site e as transforma em relatórios.
Com esta ferramenta é possível conhecer melhor seu público, o que está agradando em sua página e o que precisa ser aprimorado para ter melhores resultados.
Mensurar os resultados do seu site é fundamental para ter sucesso em sua estratégia de marketing digital e poder acompanhar o comportamento do usuário é muito importante neste processo.
A ferramenta, assim, é essencial para negócios de todos os tipos e portes que querem ter resultados com a internet.
Entre os dados que podem ser monitorados estão:
-Perfil de quem acessa seu site;
-As páginas mais acessadas;
-Quanto tempo o usuário ficou em cada página;
-Os acessos que tiveram conversão;
-De que dispositivos foram feitas as visitas;
-De quais cidades e países, entre muitos outros.
Vantagens do Google Analytics
O Google Analytics é fácil de ser monitorado e permite a integração com outros serviços do Google, como AdWords e Search Console. Uma das principais vantagens é que a ferramenta é gratuita, mas precisa ser instalada e monitorada corretamente para dar resultados.
Existem ferramentas de análises super completas como Adobe Analytics e Mixpanel, aplicativos gratuitos como o Hotjar e Crazyegg e até softwares que podem ser instalados em seu próprio servidor como o Matomo (antigo PWIKI) e Open Web Analytics.
Entretanto, o Google Analytics, é a ferramenta mais completa. É fácil de utilizar e tem altíssima capacidade de processamento de dados.
A plataforma permite extrair relatórios personalizados para diferentes necessidades, tanto para análises básicas como as mais complexas.
Como estes dados podem ajudar?
Momento do acesso
Saber os dias do mês, da semana ou até mesmo as horas em que seus visitantes mais se engajam com o site é um dado que vai te possibilitar programar suas ações.
Em posse desses dados, você pode atualizar seu site nos horários de pico para atingir o máximo de usuários possíveis e ter mais chances de conversão.
Dispositivos utilizados
Com o Google Analytics sinaliza de que tipo de aparelho seu visitante acessou o site. Claro que ter um site responsivo, que possa ser acessado também do celular, é essencial para ter uma boa otimização.
Porém, ter acesso a estes dados pode te direcionar a desenvolver aplicativos ou ações para mobile e não mais para desktop, por exemplo.
Taxa de rejeição
A taxa de rejeição indica quantos visitantes abandonam seu site rapidamente, sem ao menos interagir com ele.
Uma taxa de rejeição alta significa que seu site não está prendendo a atenção do visitante ou não está oferecendo o que ele procura.
Assim, você terá pouco resultado e conversão em vendas. Este dado vai te sinalizar que é necessário mudar as ações e estratégias e ainda te permite continuar monitorando para saber quais foram mais efetivas.
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