Não importa em qual setor você atua, certamente seu público-alvo está na internet, trafegando por lá, todos os dias, no Google, redes sociais, e-mail ou Youtube. 98% de todo o tráfego de pesquisa online mundial é feito pelo Google, gerando resultado para empresas de todos os portes e é por isso que a internet é hoje a maior plataforma de divulgação.
Por isso, uma boa estratégia de marketing digital irá aproveitar ao máximo as oportunidades desta rede mundial. Selecionamos as principais delas, que integradas entre si, trarão grandes resultados para sua empresa. Confira as 7 estratégias de marketing digital que toda empresa precisa implementar:
Criar um bom site
O primeiro passo é ter um site, mas não somente isso, é preciso que seja um site criado com as ferramentas adequadas e linguagens modernas para ter bons resultados. É muito importante ter um site otimizado para os mecanismos de busca (principalmente Google), pois a concorrência no meio virtual é ainda maior e, se ele não for programado da forma adequada, com palavras-chave adequadas, pode nem aparecer nos buscadores.
Um bom site precisa ser responsivo, ou seja, que o tamanho da tela se adapte aos dispositivos móveis (celulares, tablets), para quando o visitante abrir em seu celular não precisar ficar aumentando a tela. Sites responsivos recebem ainda prioridade do Google.
Um bom site possui também formulários, não apenas na página de contato, mas em diversos pontos estratégicos, como por exemplo na página de produtos ou serviços, para poder obter contato com seu possível cliente de diversas formas. Chat também é uma outra possibilidade, mesmo que não fique 100% do tempo online. Quando acessam seu site, o grande objetivo é converter essa pessoa em LEAD ou seja, um possível cliente. Se conseguir com que ele cadastre-se em seu site, você terá para sempre o seu contato, para, assim, continuar a comunicação com o possível cliente.
Não basta ter um site, este precisa ser programado de forma adequada para estar otimizado para os mecanismos de busca, principalmente o Google.
Fazer um site aparecer na primeira página do Google é uma das conquistas mais cobiçadas. Afinal, a maioria dos usuários da Internet não passa da primeira página de resultados quando buscam sobre algum assunto. Primeiro de tudo quando o assunto é otimização do site é entender quais opções você tem disponível para aparecer na primeira página dos resultados de pesquisa do Google.
Existem duas maneiras de aumentar a probabilidade de o seu website aparecer: Anúncios pagos, usando o Google AdWords, que colocará os anúncios no Google para você. Organicamente, usando técnicas de otimização de mecanismos de busca (SEO).
O primeiro passo para fazer sua empresa aparecer na primeira página do Google é fazer a otimização do site é que este seja projetado e estruturado para estar em acordo com os mecanismos de pesquisa. O Google funciona da seguinte maneira, quando um usuário digita uma pesquisa (uma palavra ou frase na caixa de pesquisa), o mecanismo envia “rastreadores” para encontrar sites que sejam mais relevantes para a consulta desse usuário de acordo com o assunto que foi buscado.
Uma das principais estratégias para alcançar resultado orgânico é com a produção de conteúdos informacionais em blogs dentro do site. A técnica conhecida como marketing de conteúdo se alinha com a nova forma do consumidor consumir informação, e publicidade tradicional cada vez perde mais espaço quando aplicada isoladamente.
Diferentemente da publicidade direta, o marketing de conteúdo tem o objetivo trazer informações de valor para o público. Marketing de conteúdo não é sobre sua empresa mas sobre o que os possíveis clientes precisam e buscam de informação na internet. A divulgação acontece de forma indireta, sem promover explicitamente a marca. Ao contrário de propagandas agressivas, o intuito é atrair o público sutilmente, fazendo com que este venha até sua empresa quando desejar, estando assim receptivo a receber sua mensagem.
Com o marketing de conteúdo você faz crescer sua rede de contatos por meio da criação de conteúdo relevante, envolve esse público e cria uma percepção positiva da sua marca, gerando, por consequência, mais negócios. Saiba mais como e por que investir em marketing de conteúdo.
Diferentemente da publicidade direta, o marketing de conteúdo tem o objetivo trazer informações de valor para o público. A divulgação acontece de forma indireta, sem promover explicitamente a marca. Ao contrário de propagandas agressivas, o intuito é atrair o público sutilmente.
Desenvolver um tráfego consistente de pesquisa orgânica é, talvez, a melhor maneira de obter constantemente novos visitantes no seu site. Mas esse processo leva tempo. Então, para o proprietário da empresa que deseja obter mais negócios rapidamente, o Google Ads é uma boa opção.
Através dos anúncios é possível alcançar resultados mais diretos, pois com o Google Ads sua empresa aparece na primeira página em buscas sobre informações, produtos ou serviços. Isso é muito relevante já que a maioria dos usuários da Internet não passa da primeira página de resultados quando buscam sobre algum assunto.
A estratégia é fazer as suas informações chegarem nesse usuário facilmente, já que o Google oferece prioridade aos resultados para a busca desejada aos anúncios pagos e o link para o site da empresa estará no topo da lista, antes mesmo dos resultados orgânicos.
As palavras-chaves definidas precisam ser estudadas e definidas de forma a serem relevantes para o seu negócio, proporcionando maior de taxa de conversão que os concorrentes. O Google Ads também possibilita o acompanhamento da taxa de conversão das palavras-chave selecionadas para cada campanha, permitindo ajustes necessários na estratégia de marketing digital. Confira aqui como anunciar sua empresa no Google.
A maior plataforma de publicidade hoje é o Google Ads. Através dos anúncios no Google é possível alcançar resultados mais diretos, pois com o Google Ads a empresa aparece na primeira página em buscas sobre informações, produtos ou serviços.
Depois de atrair clientes para seu endereço na internet é preciso captar os contatos desses visitantes. A principal estratégia para essa conversão é a criação de uma landing page, que funciona como porta de acesso a sua equipe de atendimento ou somente para obter os dados deste potencial cliente e formar um mailing rico para divulgar seus produtos e serviços para seus futuros clientes. Para facilitar a conversão o ideal é que o formulário seja simples e breve para haver o mínimo de desistência.
Uma das formas se comunicar com esses contatos é através de e-mail marketing. Nem todos os seus clientes em potencial estão nas redes sociais ou são leitores ávidos de blogs, mas praticamente todos eles usam e-mails regularmente. Por isso, esta ferramenta não deve ser esquecida.
Quando se trata de B2B, o e-mail ainda é o canal de comunicação mais rápido e o mais eficaz para receber e transmitir dados. Além disso, o retorno de investimento do e-mail marketing é duas vezes maior do que a média de todos os outros esforços de publicidade online. Saiba mais sobre como utilizar o e-mail marketing para aumentar suas vendas.
Estar presente de maneira profissional e eficiente nas redes sociais não é mais uma opção, mas uma necessidade das empresas que visam atrair e fidelizar novos clientes para seu negócio, através desses canais a sua empresa pode desenvolver um relacionamento duradouro com seus clientes, ofertar produtos, enviar comunicados e aumentar a visibilidade de seu negócio. As redes sociais podem trazer muitos benefícios para uma empresa.
Participar de modo efetivo e constante nas redes sociais não é uma tarefa muito fácil. Antes de tudo é necessário fazer uma avaliação do mercado que a sua empresa atua e compreender o seu público-alvo, isso quer dizer que as comunicações nas redes sociais do seu negócio devem se adequar para entregar informações relevantes para seus novos e antigos clientes.
Se sua empresa já possui vários posts e materiais publicados, é bastante positivo aproveitar esse conteúdo publicando chamadas para eles nas redes sociais. É uma boa oportunidade de os visitantes mais novos conhecerem os materiais mais antigos e de gerar mais tráfego para seu site. Vale até criar uma planilha com a lista dos conteúdos para gerenciar a publicação.
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