Quem trabalha com Marketing digital sabe a importância de entender a audiência de um site, para usá-la à seu favor.
O Google Analytics é uma ferramenta de gestão gratuita criada pelo Google, com o objetivo de monitorar dados importantes de um site.
Muito popular entre os profissionais de Marketing Digital, essa ferramenta exibe estatísticas de visitação de um site, a fim de otimizar suas campanhas de marketing e o uso do Google Adsense.
O Google Analytics é um forte aliado para o seu negócio. Com ele, é possível entender o comportamento de seus visitantes e saber onde seu negócio está tendo sucesso e o que precisa melhorar.
O que é Google Analytics?
Também conhecido como GA, o Google Analytics é uma ferramenta que monitora o tráfego de qualquer site.
A principal função dessa ferramenta é entender como o público se comporta ao navegar pelas páginas do seu site. Isso é feito através de relatórios diários, semanais ou mensais.
Para que suas estratégias de Marketing atinjam maior sucesso é fundamental entender esses relatórios e suas métricas.
Métricas importantes do Google Analytics
Visitas (Sessão)
Essa métrica do GA mostra o número total de pessoas que visitaram o seu site, independente de quantas vezes o fizeram.
Páginas visitadas (Pageviews)
Essa métrica diz quantas e quais páginas de seu site foram visitadas.
Essa métrica é importante para monitorar as taxas de rejeição, ou seja, quais páginas estão tendo maior ou menor audiência e adaptar sua estratégia.
Taxa de Rejeição (Bounce Rate)
É a taxa de visitantes que saem do seu site depois de terem visto somente uma página.
Costuma ser mais alta em blogs, onde é comum o visitante ler apenas o artigo que lhe interessa, e sair, em seguida.
Para evitar a alta taxa, é necessário prender a atenção do seu leitor e convencê-lo a permanecer em seu site. Escreva conteúdos relevantes para a sua audiência.
Se sua taxa de rejeição estiver muito alta, indica que alguma melhoria precisa ser implementada em seu site.
Fontes de acesso
Mostra a origem dos visitantes do seu site, que podem migrar das redes sociais ou ter origem orgânica, por exemplo.
Qual a importância do Google Analytics em um site?
O Google Analytics gera informações muito valiosas para o seu site. São muitas as vantagens de usar essa ferramenta do Google para fazer o seu negócio prosperar.
De acordo com Lucinéia Gomes, no livro Curso Essencial de Google, o Google Analytics tem diversas vantagens, como:
1 – Gratuito: você não precisa pagar nada pelo serviço que, por sinal, não deixa nada a desejar
2 – Análise sofisticada: o programa oferece simplesmente todas as funcionalidades que se esperam de uma oferta de análise pronta
3 – Fácil utilização: intuitivo, o Analytics serve tanto para leigos como para profissionais experientes
4 – Escalável para sites de todos os tamanhos: o serviço funciona no mesmo servidor que o Google;
5 – Seguro: o Google Analytics garante a proteção de uma quantidade enorme de dados gerados diariamente por meio seu sistema de segurança
6 – Controla todas as campanhas online: isso vale desde e-mails até palavras-chave
7 – Integrado com o Ads: quem possui o Google Ads pode utilizar sua interface para acessar o Google Analytics.
Viu como o Google Analytics pode fazer bem para o sucesso do seu negócio? Agora, que você conhece as vantagens dessa ferramenta, coloque em prática!
Para suporte na instalação, conte conosco! A OC Publicidade está sempre trabalhando para ajudar empresas a aumentarem os seus negócios.
Deixe um comentário