Provavelmente você já percebeu que ao pesquisar sobre um produto ou serviço, alguns anúncios relacionados a ele irão aparecer para você por um tempo, mesmo que você não tenha concluído a compra. É disso que se trata o Remarketing, que como o nome já diz, consiste em fazer o marketing novamente para a mesma pessoa.
Essa estratégia tornou-se extremamente popular nos mais variados segmentos justamente pelo alto índice de conversões. Isso acontece porque grande parte dos visitantes que estão em seu site pela primeira vez não realizam a compra de cara, mas as chances de venda aumentam muito após estes visitantes verem o anúncio algumas vezes enquanto navegam na internet ou nas redes sociais.
Como funciona o Remarketing?
As ações de remarketing têm como base os dados do visitante, que podem ser obtidos através dos cookies – que são pequenos arquivos criados por sites visitados que são salvos no computador do usuário e funcionam como um sinalizador que mostra para o Google que a pessoa tem interesse no assunto -, informações obtidas por formulários e cadastros ou redes sociais.
Isso permite que os interesses e informações de cada lead sejam captados de forma mais precisa, o que auxilia na criação de estratégias personalizadas para cada público. Dessa forma, é possível gerar novo impacto nos usuários, facilitando o retorno do engajamento com a empresa e aumentando as possibilidades de venda.
Como utilizar a estratégia?
É possível realizar campanhas de Remarketing por meio do Google Ads e do Facebook Ads (que inclui o Instagram): cada uma dessas ferramentas oferece vantagens diferentes dependendo do objetivo do cliente. Enquanto o Google Ads é mais interessante para os clientes que já estão à procura de um produto específico, a ferramenta do Facebook pode ser muito eficaz para criar instigar o interesse do público em novos produtos e serviços relacionados ao que ele já consome.
Através dessas e outras ferramentas, é possível ainda enviar lembretes para os seus leads sobre um carrinho abandonado anteriormente em sua loja virtual. Nestes casos, pode ser interessante oferecer descontos e cupons para que os clientes não só comprem o produto, mas também se tornem fiéis à sua marca.
Vantagens do Remarketing
É uma opção econômica
Como a estratégia atinge pessoas que já demonstraram interesse em seu produto, o gasto é muito menor do que se a sua empresa começasse tudo do zero.
Te mantém na mente dos clientes
Existem diversos motivos para que um visitante não faça a compra de primeira: é possível que ele não tenha o valor no momento ou simplesmente tenha fechado a página sem querer, por exemplo. Veicular os anúncios com mais frequência faz com que esse público se lembre desses interesses anteriores.
Amplia o seu alcance
Com essa estratégia é possível atingir públicos de diferentes segmentos, já que o seu produto é exibido a partir de palavras-chave utilizadas anteriormente.
Vale ressaltar que apesar de todos os benefícios, é importante utilizar o remarketing cautelosamente, pois anúncios similares exibidos com uma frequência muito alta podem se tornar uma aborrecimento para os visitantes, causando o efeito contrário do que se deseja atingir com a estratégia. O ideal é que estas ofertas apareçam até 30 dias depois da busca feita pelo usuário, e no máximo 10 vezes para cada pessoa.
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*Imagem de destaque: Funtap | Canva
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