Uma das principais vantagens do marketing digital é a possibilidade de mensurar resultados e conseguir calcular o custo por aquisição de cliente.
Assim, é possível ajustar os tipos de ações e valores de investimento, direcionando de forma a alcançar o melhor custo-benefício.
Google Ads
Dentre as ferramentas que o marketing digital oferece uma das principais é o Google Ads, os anúncios que uma empresa pode fazer no buscador.
Além da grande quantidade de usuários fazendo pesquisas no Google diariamente, procurando produtos e serviços, trazendo resultados rápidos, o Google Ads é acessível para qualquer tipo de empresa.
Saiba mais sobre como o Google Ads pode ajudar sua empresa a vender mais
Quanto custa
Para criar uma conta no Google Ads há uma pequena taxa para entrar na plataforma. O valor investido na campanha é definido pela empresa, o que torna a plataforma de fácil acesso com total flexibilidade.
Você pode, por exemplo, investir apenas R$20 reais por dia. Na verdade você pode delimitar um valor mensal. Neste caso, R$20 por dia totalizaria R$600 no mês.
Isso não significa que gastará exatamente R$20 por dia, em um dia pode aplicar mais e em outro menos, o que importa é que no final do mês não ultrapassar os R$600 estipulados, por exemplo.
Você só paga quando alguém clica em seu anúncio. Há também uma variação de valores considerados por clique dependendo da palavra-chave escolhida.
Por isso o total de cliques que você terá com o investimento mensal escolhido dependerá desse valor de palavra-chave.
Retorno do investimento
O ROI ou retorno sobre o investimento das campanhas no Google Ads é o termo que identifica quanto de retorno você teve em comparação ao seu investimento.
Trata-se de uma relação simples entre a quantidade de dinheiro obtida ou perdida como resultado de um investimento. Assim, você verifica quanto ganhou em relação ao que gastou.
A técnica permite avaliar as ações que deram mais resultados por um custo menor e as que não valeram muito a pena para que nas próximas campanhas seja mais assertivo.
O ROI é uma métrica essencial para quem anuncia no Google Ads. Também é possível avaliar os cliques e impressões recebidas.
Como calcular o ROI?
A métrica pode ser calculada considerando a receita total obtida menos o custo dos produtos e o investimento nas campanhas para divulgação. Este resultado é dividido pelo custo dos produtos.
Se você investiu R$600, como no primeiro exemplo, seu custo por unidade é R$100 e você vendeu com a campanha 30 unidades a $200, a conta ficará:
30 x 200 =6.000 (esta é a receita, o valor arrecadado integralmente)
Então seria 6.000 – (30 x 100 + 600) – onde 100 é seu custo para produzir e 600 o investimento no Google Ads. Este resultado, 2.400, é dividido por 100 x 30, seu custo vezes a quantidade vendida, chegando ao valor de 0,8. Assim, seu ROI é de 80%.
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