Uma das vantagens em marketing digital é a possibilidade de mensurar os resultados para redimensionar as ações quando necessário mudar a estratégia. O ROI é uma dessas métricas e significa “return on investment”, ou seja, retorno sobre o investimento. Assim, é possível mensurar quanto a empresa ganha ou perde com os investimentos feitos nos canais de comunicação.
Indicador eficaz, serve para calcular todos os tipos de investimento, não somente no ambiente virtual, como em campanhas de marketing diversas, eventos e até em infraestrutura da empresa. Este dados são de extrema importância para planejar futuras ações, pois já se sabe quais investimentos trazem mais resultados e qual o tempo de retorno de cada uma.
Como calcular
Para calcular o ROI é preciso considerar valor investido na ação (custo) e a receita obtida com essas ações (retorno financeiro) através de uma simples fórmula matemática. Basta considerar a receita menos o custo e dividir o resultado pelo custo. Se quiser saber o valor do retorno em porcentagem é só multiplicar o resultado obtido por 100. Por exemplo, se sua receita é de 30 mil reais e você teve um custo de 3 mil reais (30.000 – 3.000 = 27.000 – 27.000/3.000 = 9), seu ROI é de 9 x 100 = 900%.
Entretanto, sozinho o ROI não diz nada, é preciso analisar estes dados. Utilizado da maneira correta, o ROI auxilia nas metas da empresa. Com base nos números calculados, é possível analisar quais ações que não deram resultados para dispensá-las da estratégia de comunicação. O ROI permite isso, que não gaste mal o dinheiro de sua empresa,e otimiza os investimentos.
Em contrapartida, eliminando investimentos que não dão resultado, você pode aplicar melhor esses valores disponíveis em comunicações que deram os melhores retornos, alinhando para melhorar ainda mais estes resultados. Um dos aspectos mais importantes dessa métrica é que incorporado ao plano de marketing torna-se um instrumento permanente de obtenção de melhores resultados e aprimoramento em suas campanhas.
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