A logomarca ou logotipo é o principal elemento visual associado às marcas: é possível encontrá-los em todos os lugares, seja no ambiente virtual em sites e redes sociais ou em mídias impressas e etiquetas de roupas, por exemplo. Uma logo bem feita agrega uma identidade visual única à marca, o que facilita o reconhecimento pelo público-alvo instantaneamente.
Algumas logos são simples e minimalistas, enquanto outras possuem maior complexidade. Apesar das diferenças, uma coisa que todas elas têm em comum é a existência de um significado, além do objetivo de transmitir uma mensagem de forma não-verbal.
Pensando em te inspirar com bons exemplos, a OC Publicidade separou 6 das logos mais famosas do mundo e seus significados, confira:
1 – Amazon
A empresa evoluiu de uma livraria online para a maior companhia de e-Commerce do mundo. Atualmente, além da Amazon ser uma grande loja online, também oferece uma vasta variedade de serviços que incluem streamings e serviços em nuvem.
A logo da empresa passou por algumas mudanças desde a sua origem: agora, o elemento visual ilustra a capacidade de vender todos os produtos de A à Z através de uma seta laranja que aponta entre essas duas letras. A seta ainda representa o sorriso de satisfação dos clientes depois de adquirirem os produtos do site.
2 – LG
É possível reconhecer o desenho de um rosto humano no design da logo. Enquanto o “L” representa o nariz, o “G” serve como o contorno da face, que possui uma pequena bolinha do lado esquerdo para representar o olho. Todos esses elementos transmitem a acessibilidade e conexão da empresa com seus clientes.
3 – Adidas
A Adidas é uma das maiores fabricantes de roupas esportivas do mundo e é frequentemente escolhida por muitos atletas. Ao contrário da maioria das empresas, a Adidas utiliza mais de um logotipo.
Um elemento comum que é rapidamente reconhecido em todos os logos são as três listras paralelas da marca, além da escolha pela utilização do “A” minúsculo, que simboliza suas linhas de roupas casuais, versáteis e acessíveis.
A primeira versão lembra uma montanha e simboliza os desafios a serem superados com foco no objetivo final, e é mais utilizada nos produtos de linhas pensadas para atletas profissionais. O logotipo que lembra uma folha é utilizado para a linha original da marca, focada em sapatos e vestuários casuais. Por fim, a versão que lembra um globo é utilizada nas coleções feitas em parceria com designers famosos.
4 – Apple
O primeiro logotipo da Apple durou apenas um ano e apresentava uma imagem de Isaac Newton sentado sob uma macieira, o que representava a descoberta da força gravitacional. Rapidamente, o logo foi substituído somente por uma maçã mordida, que ainda faz juz ao conceito pensado anteriormente, porém de forma mais simplificada.
A maçã ainda pode ser associada com o conhecimento, já que a fruta alude ao pecado original cometido por Adão e Eva. Algumas teorias sobre o símbolo escolhido pela marca também remetem à Alan Turing – um matemático brilhante considerado o pai da ciência da computação – que morreu após comer uma maçã com cianeto.
5 – Unilever
Se você olhar atentamente, verá que a logo da Unilever possui desenhos de uma infinidade de produtos que variam de produtos para cabelos e limpeza até sorvetes e sachês de sopa.
É possível encontrar, por exemplo, uma mecha de cabelo e uma folha de chá inclusas no grande “U” azul que representa o nome da marca. Tudo isso representa a versatilidade e quantidade de opções que a empresa oferece.
6 – Starbucks
Em 1971, os fundadores da cafeteria escolheram o nome Starbucks, inspirados por um personagem de Moby Dick, livro clássico nos Estados Unidos em que o enredo se passa praticamente todo no ambiente marinho.
Depois disso, optaram por um logotipo que tivesse relação com esse contexto, e enquanto vasculhavam alguns livros antigos, foram seduzidos por uma misteriosa figura de sereia que chamou a atenção deles. As sereias simbolizam sedução e mistério, o que talvez seja o motivo para tantas pessoas se encantarem pelos produtos da marca.
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