O Google é certamente a principal ferramenta de busca e a maioria de nós já o utiliza quando estamos procurando mais informações sobre algo; seja um produto, tutorial, receitas, curiosidades, e milhares de outros assuntos, portanto, é mais do que necessário que você saiba como otimizar os resultados do Google para sua empresa para atrair novos clientes.
O recurso mais utilizado para otimizar seus resultados no buscador é o uso de técnicas de SEO (Search Engine Optimization), que é a otimização de mecanismos de busca, um conjunto de técnicas de escrita nos textos que podem colocar seu site na primeira página do Google de forma orgânica, ou seja, sem necessidade de tráfego pago.
Dicas para otimizar seus resultados do Google:
- Definição da Persona: A persona é um personagem fictício que possui as características desse público como idade, cargo, ramo de atividade, onde mora, interesses, desafios, grupo familiar, problema que precisa ser resolvido, etc.
- Estabelecer uma estratégia: É importante entender como o seu produto ou serviço pode resolver o obstáculo enfrentado pela persona e assim traçar uma estratégia para atrair clientes que têm afinidade com ela através do Google.
- Uso de palavra-chave: Depois de estabelecer o público-alvo por meio da persona, é necessário pensar em como esse público fará essa pesquisa, quais palavras e termos serão utilizados no Google para ele buscar o que deseja encontrar. Assim que essa palavra for definida, é importante incorporá-la de maneira estratégica no título, subtítulos e corpo do texto.
- Título e meta-descrição chamativos: Após sua persona fazer a pesquisa, o que vai fazer com que ela clique ou não em seu conteúdo é a relevância que o título do texto e a meta-descrição terão para ela. A meta-descrição nada mais é que o “resumo” que aparece logo abaixo do link da página quando são exibidos os resultados da pesquisa que você fez no Google. É interessante adicionar sua palavra-chave nesses dois itens, se possível.
- Hierarquizar a página: Um aspecto muito importante do SEO é a escaneabilidade do texto, ou seja, a capacidade que o seu texto oferece de ser lido de forma rápida e dinâmica. Para isso, é imprescindível adicionar intertítulos dentro do texto, separá-lo em tópicos quando necessário, elaborar parágrafos curtos e com quantidade de linhas parecidas (o ideal é que contenha de 4 a 6 linhas por parágrafo) e fazer uso de recursos como negrito, itálico, numeração, etc.
- Utilizar imagens e recursos gráficos: É fundamental que seus posts tenham imagens, vídeos e infográficos sempre que possível para atrair a atenção do leitor. Embora não seja algo que seu público-alvo veja logo ao fazer a pesquisa, isso ajuda seu site a aparecer no topo das Imagens do Google e colabora para que o seu leitor permaneça mais tempo dentro do site, o que ajuda muito a otimizar seus resultados no Google, mantendo seu site no topo das pesquisas.
- Otimizar URL: A URL se trata do link do site ou da matéria, é interessante manter ela o mais concisa possível, sem muitos números ou símbolos. Quanto mais claro estiver o conteúdo do que o link se trata, melhor.
Exemplos:
Imagine que alguém acessou seu site, gostou e resolveu compartilhar o link com um amigo com os mesmos interesses no Whatsapp, as chances desse amigo acessar o link serão muito maiores se a URL já deixar claro do que se trata o conteúdo, certo? Perceba como a segunda URL é muito mais concisa e passa mais credibilidade que a primeira.
Mesmo depois de aplicar todas essas técnicas, é essencial acompanhar e mensurar os resultados obtidos em seu site. É necessário entender quais palavras-chave e conteúdos funcionam melhor para os seus objetivos e público-alvo e, se necessário, mudar a estratégia.
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