Você já conhece o termo Copywriting? O copywriting se trata de uma técnica de produção de textos persuasiva que otimiza seus resultados ao manter o leitor focado em seu conteúdo, além de convencê-lo a adquirir seus produtos e serviços. A estratégia é atualmente muito utilizada em sites e outros canais digitais por produtores de conteúdo que têm o marketing digital como foco. Quando alinhada com técnicas de SEO (Search Engine Optimization) e marketing de conteúdo, o Copywriting pode ser a chave para impulsionar a sua marca.
Veja as 6 dicas que a OC Publicidade separou para a aplicação das técnicas de Copywriting:
1 – Preze pela escaneabilidade do texto
A escaneabilidade do texto nada mais é que a capacidade do leitor entender do que se trata o conteúdo logo ao bater os olhos nele, sem precisar ler o texto completo de forma focada. Para que isso seja possível, é necessário dividir bem o texto com parágrafos curtos, que tornam a leitura muito mais leve, além de utilizar títulos e subtítulos chamativos e recursos como numeração e tópicos.
2 – Escreva de forma simples e natural
Com o dia-a-dia corrido, as pessoas desejam consumir e entender o conteúdo da forma mais prática possível, é claro que o redator do texto deve se atentar para o uso correto da língua portuguesa, porém, é interessante utilizar uma linguagem de fácil acesso não só para atrair uma maior diversidade de público, mas também para que as pessoas de fato queiram ler todo o seu conteúdo.
3 – Crie títulos chamativos
O seu título principal é o fator principal do Copywriting, já que ele é o maior responsável por instigar o leitor à curiosidade e à leitura completa do texto, nesse momento o redator precisará usar o poder de persuasão a seu favor. Para facilitar essa tarefa, existe uma técnica denominada 4 U ‘s, que tem como critério utilizar títulos únicos, úteis, urgentes e ultra-específicos. Normalmente, títulos com listas, como “6 motivos para investir em Marketing Digital” funcionam bem, já que colaboram com a escaneabilidade do texto logo de início.
4 – Utilize recursos gráficos
Além de apostar em boas imagens ao longo do post, é interessante utilizar recursos como negrito, itálico ou sublinhado em determinados pontos do post. Isso torna a leitura mais fluida, além de destacar os pontos necessários.
5 – Utilize as emoções do cliente ao seu favor
Pense que cada cliente em potencial possui um problema que precisa ser resolvido: o seu produto ou serviço pode ser essa solução. Supondo que você ofereça um serviço de massagens, é importante pensar no que pode levar alguém a contratá-lo, pode ser que seu cliente esteja passando por um período de stress no trabalho, por exemplo. Nesse caso, convém produzir um texto como “5 coisas que reduzem o estresse no trabalho e te tornam mais produtivo”: faça o cliente considerar a sua solução para o problema dele.
6 – Seja sempre honesto com o cliente
O redator pode e deve exaltar os benefícios do produto ou serviço em questão, mas jamais prometa algo que não possa ser cumprido. Além da perda do cliente em si, seu negócio pode perder a credibilidade como um todo, o que tornará a captação de muito mais complexa.
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