A internet mudou a forma de divulgar empresas, marcas e produtos. Mais da metade da população mundial possui acesso à internet e o número de consumidores digitais só tende a aumentar. Segundo a Salesforce, dois terços dos consumidores usam o Facebook procurando por descontos e ofertas e 72% dos compradores atuais pesquisam um produto desejado usando canais digitais.
Até mesmo usuários sem intenção de compra acabam sendo influenciados, uma vez que o ambiente virtual se tornou também a maior fonte de pesquisa de assuntos diversos, pelo grande fluxo de comunicação que a web proporciona. Praticamente tudo o que queremos saber, basta irmos ao Google e pesquisarmos. Atualmente, é praticamente impossível pensar em um mundo sem tecnologia, sem internet, sem redes sociais e e-mails.
Este é o ambiente ideal para uma empresa divulgar sua marca com um alcance que nenhum outro meio de comunicação possui. Exatamente por isso tantas empresas estão fazendo a transição do marketing tradicional para investir no marketing digital, que nada mais é que o conjunto de técnicas e estratégias de divulgação de produtos ou marcas por meio de mídias digitais, como sites, mecanismos de busca como o Google, e redes sociais. Com uma boa estratégia de marketing digital você pode:
1-Acertar diretamente no alvo
Apesar de toda abrangência da internet, permitindo o alcance de um número enorme de pessoas, uma das vantagens de investir no marketing digital é possibilitar a segmentação para atingir diretamente o público-alvo. Com o marketing digital é possível alcançar as pessoas com seu perfil de consumidor, e mais do que isso, no momento mais apropriado, o que aumenta as chances de cada esforço.
Ir diretamente no perfil ideal de seu consumidor, além de mais eficaz e rápido, é mais econômico, pois você deixa de gastar muito dinheiro com pessoas que não têm interesse em seus produtos e serviços. O marketing digital possui várias ferramentas que possibilitam que você selecione o alcance de acordo com a área geográfica, perfil social, idade, entre muitos outros dados. Com a segmentação também passa a conhecer melhor o seu público, se tornando cada vez mais especialista em conquistá-lo.
2-Ser encontrado antes dos concorrentes
Investir em marketing digital, com estratégias de alto nível, pode te colocar anos-luz à frente da concorrência. É a melhor forma de alcançar seu público e você pode ser mais facilmente encontrado por quem busca seu tipo de produto ou serviço. Hoje a maior fonte de pesquisa é o Google. Por isso, este é um dos principais alvos de uma estratégia de marketing digital. Para ser encontrado através de buscadores como o Google, existem estratégias, como os anúncios patrocinados e técnicas de SEO, que têm o objetivo de manter seu site nas primeiras páginas dos principais motores de busca. Assim, quando o usuário pesquisar sobre o serviço que você oferece, você estará lá.
3-Medir o retorno de seus investimentos
Uma das vantagens de investir no marketing digital é a poder analisar e medir os resultados, uma etapa fundamental para a melhoria contínua da estratégia. Com o marketing digital é possível mensurar o retorno de seus investimento e custo de aquisição de cada cliente, tudo em tempo real. Em posse desses dados você pode mudar suas ações de marketing rapidamente, sem maiores prejuízos, permitindo um planejamento objetivo e eficaz de investimentos que façam a informação chegar em seu público-alvo para ter um retorno satisfatório. O marketing digital permite que suas ações sigam um roteiro pré-programado. Assim, não será necessário gastar todo o seu orçamento em uma única ação.
4-Obter maior custo/benefício
Investir em marketing digital é bem mais barato do que os métodos tradicionais de marketing e o resultado é muito maior. Um exemplo de investimento infinitamente menor é o inbound marketing, uma estratégia bastante utilizada que se baseia principalmente em ganhar o interesse das pessoas sem ser invasivo. O ambiente virtual é democrático, pois diminui as distâncias entre empresas e clientes e mesmo as pequenas marcas podem fazer boas campanhas e atrair consumidores de qualquer lugar.
5-Aumentar a interatividade e credibilidade
Além de atrair novos consumidores, a internet é ainda um meio de se relacionar com seus clientes, fidelizá-los e incentivá-los a continuar consumindo sua marca. Um dos principais canais para tal são as redes sociais, através das quais mais de 2 bilhões de pessoas interagem. Segundo pesquisa da Strategy Analytics, as redes sociais facilitam essa proximidade e tem a capacidade de humanizar a sua marca. Tendo em vista que o lado emocional é o maior determinante em uma decisão de compra, estar presente nas redes sociais é fundamental para criar um conceito para sua marca, assim como garantir sua credibilidade.
A interatividade é muito importante, pois o foco não está mais no produto e sim na experiência do usuário em sua jornada de compra. É necessário cada vez mais falar com sua audiência em uma linguagem de maior alcance e entendimento, gerando engajamento. Em suas campanhas nas redes sociais o consumidor pode interagir, opinar e indicar para outras pessoas apenas com alguns cliques. Portanto, a internet, além de tornar a sua empresa disponível 24 horas para o cliente, permite a construção de um relacionamento mais próximo, o que ajudará a impulsionar as vendas e transformar esse cliente em um divulgador de sua marca no mercado.
Como investir em marketing digital?
Uma estratégia de marketing digital envolve um planejamento com uma série de ferramentas e técnicas que incluem o desenvolvimento de site e a otimização do mesmo, produção de conteúdo e gestão de redes sociais e blogs, campanhas de anúncios, e-mail marketing e mensuração dos resultados. A OC Publicidade possui uma equipe de especialistas em comunicação e marketing digital, em suas mais diversas áreas, para otimizar ainda mais suas ações e resultados.
Além das vantagens citadas acima, existem outros diversos motivos para que sua empresa comece já a investir em marketing digital e desenvolver estratégias para conquistar novos clientes e fidelizá-los. Quer saber mais? Entre em contato com a OC Publicidade e solicite uma proposta de trabalho.
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