A fidelização pode ser definida como a probabilidade dos clientes voltarem a fazer negócio com uma marca ou empresa. Em outras palavras, é a relação positiva entre cliente e negócio que aumenta as possibilidades de novas vendas, além de aumentar as chances de recomendação do serviço pelos próprios. Isso faz com que o empreendimento se destaque entre os concorrentes, o que é um fator chave para o crescimento.
Nenhum negócio sobrevive por muito tempo sem clientes satisfeitos; tendo isso em mente, é importante adotar algumas estratégias para conseguir um público leal que, além de serem consumidores recorrentes do negócio, indiretamente também ajudem a captar novas pessoas que possam se interessar pelo produto ou serviço que você tem a oferecer. Confira algumas dicas que a OC Publicidade preparou para te ajudar a seguir:
1 – Introduza programas de fidelidade com recompensas para os clientes
Com a competitividade do mercado atual, os clientes têm um leque de opções para escolherem. A qualquer momento, eles podem optar por outros serviços e produtos de marcas diferentes, portanto, é importante que os clientes tenham um motivo para voltarem a comprar da sua empresa.
Ter um programa de fidelidade bem elaborado é uma ótima forma de incentivar seus clientes a comprarem novamente, já que isso faz com que eles se sintam especiais e exclusivos.
Uma das formas mais comuns de utilizar essa estratégia é por meio de um sistema de pontos, onde os clientes ganham pontos toda vez que fizerem uma compra com a sua empresa. Assim, eles podem trocar os pontos acumulados por recompensas como descontos, presentes, ofertas especiais, etc.
2 – Faça com que o atendimento ao cliente seja uma prioridade
Um bom atendimento é essencial para que os clientes continuem a fazer negócios com qualquer empresa. Além de lidar com problemas e reclamações de forma sensível, é preciso garantir que seus clientes desfrutem de uma experiência positiva, que deixe uma boa impressão duradoura.
As mídias sociais são uma ótima ferramenta de atendimento, pois as empresas podem identificar facilmente as experiências negativas e positivas dos clientes com a marca, o que possibilita feedbacks e respostas diretas e profissionais.
Os sites também desempenham um papel vital no atendimento digital. Fornecer um bom atendimento pelo site é importante para converter visitantes em compradores, além de servir para reter os clientes já estabelecidos.
É interessante que o seu site possua conteúdos atualizados, além de funcionar bem em dispositivos móveis (já que a maioria das visitas serão feitas por smartphones e tablets).
3 – Dê destaque aos clientes
É importante fazer com que seus clientes fiéis se sintam especiais. Para isso, a empresa pode identificar o que eles têm a dizer sobre o negócio através de redes sociais como Instagram, Facebook e Twitter por meio das hashtags e marcações.
Depois de identificar esse conteúdo, você pode postá-lo e compartilhá-lo novamente nas plataformas digitais do seu negócio. Esses tipos de conteúdos são conhecidos como conteúdos gerados pelos usuários (UGC – User Generated Content), e colaboram muito para a legitimidade e autoridade da marca.
As empresas ainda podem realizar concursos e sorteios para motivar ainda mais os clientes.
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