fbpx

É certo que o consumidor está cada dia mais presente na internet, tanto para buscar informações sobre produtos e serviços de seu interesse, como para realizar compras online.

Uma tendência que crescia ano após ano e que agora, diante do novo cenário de maior isolamento social, se consolida como a principal ferramenta de marketing para empresas.

Mais do que nunca, investir em uma estratégia de marketing digital é imprescindível para qualquer negócios, em todos os segmentos do mercado. 

Uma vantagem do marketing digital é que a estratégia é acessível para empresas de todos os portes. Basta definir o orçamento disponível e seguir um planejamento. 

A seguir, selecionamos algumas dicas de como elaborar este plano e as ferramentas que podem ser utilizadas a seu favor para que entenda como fazer marketing digital para empresas.

Planejamento de marketing digital

1- Estabeleça os objetivos

Antes de tudo é preciso ter clareza do que deseja com este trabalho de marketing digital e estabelecer um prazo para isso. Pode ser atrair novos clientes para conhecer sua marca, fidelizar os já existentes ou apenas construir reconhecimento e credibilidade.

2- Analise o público-alvo e a concorrência

Define sua persona, que é um “personagem” que representa seu potencial público -alvo. Assim, toda vez que fizer uma ação, ficará mais fácil e assertivo ao criar conteúdo pensando em como atingir alguém específico. 

Observe também o que seus concorrentes estão fazendo e seus desempenhos para que possa alinhar melhor suas ações. 

3- Defina os canais e conteúdos a serem divulgados

Existem diversos canais para divulgar conteúdos e produtos, tanto gratuitos como pagos. Abaixo explicamos quais são as ferramentas disponíveis para empresas. 

4- Tenha um cronograma claro

Cada ação que será executada precisa ter um propósito e estar definida em um cronograma para organizar as atividades e garantir que elas sejam executadas. 

5- Monitore os resultados e refaça o planejamento

Uma das principais vantagens do marketing digital é a possibilidade de mensurar os resultados para entender quais ações tiveram saldo mais positivo e poder destacá-las nos próximos planejamentos. Assim, suas ações vão sendo cada vez mais assertivas. 

Ferramentas disponíveis para as empresas

Site

Ter um bom site, com um conteúdo fácil e explicativo sobre a empresas e seus produtos é essencial, pois este é o cartão de visita de uma empresa na internet. É importante que este site esteja bem otimizado para ser facilmente encontrado em mecanismos de buscas como o Google.

Também precisa ser de rápida e fácil navegação e, principalmente, responsivo, ou seja, adaptado para ser visto de tablets e celulares, pois é através deste aparelho que as pessoas mais acessam a internet. 

Blog

Além do conteúdo estático, aquele que fica de forma permanente em seu site logo explicando sobre a empresa, produtos e serviços, é importante ter um conteúdos dinâmicos, que são atualizados constantemente. 

Uma forma produtiva de fazer isso é através de matérias em um blog da empresa, pois, além de ajudar a indexar suas páginas no Google e ser mais facilmente encontrado, é uma oportunidade de se tornar autoridade e referência no seu segmento. mostrando que domina seu mercado de atuação.

Redes sociais

As redes sociais como Facebook, Instagram, Youtube, Twitter, entre outras, são uma das principais ferramentas quando o objetivo é fidelizar clientes, criar credibilidade para sua marca e atrair seu público-alvo.

Google Ads, Facebook ads e Instagram Ads

Além das formas orgânicas de conquistar clientes, ou seja, as gratuitas, há alternativas pagas para quando o objetivo é ter um alcance maior e resultado mais rápido. 

As ferramentas orgânicas funcionam, mas levam um pouco mais de tempo para funcionarem. Porém, se engana quem pensa que é só pagar para ter resultado. É preciso entender de marketing digital para administrar estes anúncios no Google e nas redes sociais para não dispersar dinheiro. 

Whatsapp e e-mail marketing

Essas ferramentas podem trazer resultados mais rápidos por serem canais diretos, já que a mensagem chegará diretamente ao potencial cliente, seja pelo e-mail ou pelo celular. 

Todas as estratégias são importantes e precisam estar presente em um planejamento de marketing digital para empresas.

Se você tem alguma dúvida e precisa de apoio de uma equipe especializada para fazer sua empresa vender mais através da internet, entre em contato conosco

Deixe um comentário