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Gerar leads em seu site é a primeira estratégia de Inbound Marketing, ou seja, atrair visitas para sua página com o objetivo de transformar estes potenciais consumidores em clientes de fato. É um conjunto de ações que vai atrair para seu site pessoas interessadas no segmento em que atua ou diretamente em algum produto ou serviço de sua empresa. 

 

O objetivo do marketing digital é criar essas oportunidades de gerar negócios por meio de seus canais de comunicação na internet. Para obter resultados no ambiente online, não basta apenas ter um site. Há diversos detalhes e atividades específicas que potencializam seus resultados. Selecionamos a seguir algumas dicas de como conseguir leads através de seu site e como estreitar com relacionamento com estes potenciais contatos. 

 

1- Navegabilidade do site  

O design do site é muito importante para manter o visitante por mais tempo em seu endereço. Faça experiência como usuário e navegue por seu site, confirme se além de ter um layout agradável, é fácil achar os itens e informações em seu endereço na internet, assim como se o conteúdo está claro e bem escrito. 

 

A velocidade de carregamento também influencia na navegabilidade e melhora  a experiência do usuário. Quando a velocidade de carregamento é lenta o usuário tende a abandonar a navegação, isso aumenta a taxa de rejeição e faz o seu site perder posições no ranking. Outro importante item é responsividade, ou seja, que o tamanho da tela se adapte aos dispositivos móveis (celulares, tablets),  para quando o visitante abrir em seu celular não precisar ficar aumentando a tela. 

 

Hoje em dia o número de pessoas que acessam sites através do celular é maior do que os acessos pelo desktop.  De acordo com levantamento do The Global Mobile Report, o mobile representa 73% do tempo online do brasileiro. Então, ter um site que se adapta em dispositivos móveis é um item obrigatório para qualquer site que quer ter relevância no Google, já que o buscador prioriza sites responsivos.  

 

2- Simplifique o contato 

Além das informações sobre a empresa serem completas e objetivas, proporcionando uma boa navegabilidade, um bom site possui também formulários, não apenas na página de contato, mas em diversos pontos estratégicos, como por exemplo na página de produtos ou serviços, para poder obter contato com seu possível cliente de diversas formas. Afinal, o objetivo é atrair o cliente para obter ou receber seu contato. 

 

Essa solicitação tem estar bem clara e disponível. Para facilitar a conversão o ideal é que o formulário seja simples e breve para haver o mínimo de desistência. Chat também é uma outra possibilidade, mesmo que não fique 100% do tempo online. Quando acessam seu site, o grande objetivo é converter essa pessoa em lead ou seja, um possível cliente. Se conseguir com que ele cadastre-se em seu site, você terá para sempre o seu contato, para, assim, continuar a comunicação com o possível cliente.

 

3- Geração de conteúdo

Os usuários de internet buscam, em sua maioria, informações através do Google, que segundo dados representa 95% das buscas. Assim, uma das principais metas de uma estratégia de marketing digital é obter o melhor rankeamento possível no Google. Uma das principais estratégias para alcançar resultado orgânico é com a produção de conteúdos informacionais dentro do site.

 

Apenas 7% das empresas sem uma estratégia de marketing de conteúdo terão sucesso dentro do marketing digital. A técnica conhecida como marketing de conteúdo se alinha com a nova forma do consumidor consumir informação, e publicidade tradicional cada vez perde mais espaço quando aplicada isoladamente. Diferentemente da publicidade direta, o marketing de conteúdo tem o objetivo trazer informações de valor para o público. 

 

Marketing de conteúdo não é sobre sua empresa mas sobre o que os possíveis clientes precisam e buscam de informação na internet.  Este conteúdo pode ser disponibilizado através de blogs, e-books, vídeos, podcasts, infográficos ou até webinars. Leads bem informados são leads mais próximos da decisão de compra — eles já conhecem seus problemas e necessidades, a empresa, seus produtos e serviços.

 

Leia: Por que investir em estratégias de marketing de conteúdo?

 

 

4- Invista em SEO  

É muito importante ter um site otimizado para os mecanismos de busca  (principalmente Google) e a produção de conteúdo não é a única maneira de conquistar relevância. O site já precisa desde o início ser programado da forma adequada, com palavras-chave ideais. O primeiro passo para fazer sua empresa aparecer na primeira página do Google é fazer a otimização do site é que este seja projetado e estruturado para estar em acordo com os  mecanismos de pesquisa. 

 

5- Pop-ups 

As abas que se abrem quando você acessa uma página são uma ótima estratégia para captar contatos pois qualquer pessoa que entrar em seu site irá se deparar com elas. Sua visibilidade é garantida, mas o excesso de pop-ups também pode gerar uma experiência negativa de navegação em seu site, portanto, não exagere e use essa tática com moderação. 

 

6- Compartilhamento nas mídias sociais 

Usar os perfis sociais é sempre uma boa opção para aumentar as taxas do seu site. Tenha interação com seu público, ofereça dicas, informações relevantes e até promoções para atraí-lo para o site. Em redes sociais como o Instagram, é possível ainda aproveitar o poder das hashtags e do insta stories para aumentar o alcance e a interação com o público. Outra alternativa é usar a campanha em formato de carrossel do facebook para divulgar os serviços prestados pela sua empresa. Entenda mais sobre a importância de ter um perfil nas redes sociais como o facebook.

 

7- E-mail marketing 

Enviar boletins informativos regulares e promover ofertas por e-mail é uma ótima maneira de manter contato com seus clientes e também pode ajudar a obter tráfego para seu site. O uso de uma boa estratégia de e-mail marketing é essencial para elevar os acessos do seu site, pois nem todos os usuários estão nas redes sociais ou vão fazer uma busca ativa no Google, mas praticamente todos eles usam e-mails regularmente. 

 

Para ser ainda mais assertivo, certifique-se de segmentar sua base para evitar o envio de ofertas que não condizem com o perfil do consumidor. Escolha bem o template, busque uma arte clean, com imagens em alta resolução e trabalhe com html responsivo, hoje a maioria das pessoas acessa a internet pelo celular. De acordo com uma pesquisa feita pela Litmus em 2016, por meio de análise de mais de 1 bilhão de e-mails, hoje, 54% das aberturas de e-mails são feitas via dispositivos móveis. Conheça mais vantagens do e-mail marketing

Confira também: E-mail marketing ainda vale a pena como meio de comunicação e vendas?

 

8- Tráfego pago 

Desenvolver um tráfego consistente de pesquisa orgânica é, talvez, a melhor maneira de obter constantemente novos visitantes no seu site. Mas esse processo leva tempo. Então, para o proprietário da empresa que deseja obter mais negócios rapidamente, o Google Ads é uma boa opção. Através dos anúncios é possível alcançar resultados mais diretos, pois com o Google Ads sua empresa aparece na primeira página em buscas sobre informações, produtos ou serviços. Isso é muito relevante já que a maioria dos usuários da Internet não passa da primeira página de resultados quando buscam sobre algum assunto. 

 

Sendo assim, é uma boa estratégia unir as duas formas de divulgação, tanto a orgânica como a paga, e investir em campanhas no Google Ads. Você pode, por exemplo, investir em palavras-chaves que tenham um custo mais acessível para você e para as muito buscadas pode dedicar uma estratégia para indexar e conseguir acessos orgânicos, através de buscadores como o Google. Você também pode usar essa estratégia nas redes sociais, impulsionando posts. 

Confira ainda: Como anunciar sua empresa no Google e trazer clientes para seu negócio 

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